domingo, 18 de maio de 2008

A solução de todos os problemas

A duplicação do cubo, um dos problemas clássicos da geometria grega, prendeu matemáticos durante séculos e séculos. O enunciado do problema, que consta no cabeçalho deste blog, levou a estudos avançados sobre formas geométricas para conseguir duplicar o cubo, usando apenas ferramentas matemáticas simples. Hoje em dia sabemos que a Duplicação do Cubo, tal como descrita, é um problema sem solução. E se os gregos soubessem disso? Teriam tentado?

Um dia cruzei-me com um grande matemático, especialista em resolução de problemas, e perante um problema que lhe apresentei sobre o qual estava a trabalhar, disse-me:

“-Achas que o problema tem solução?” – e eu, apanhado de surpresa, pois tinha empregado algumas horitas de trabalho nos rabisco que lhe apresentara e esperava uma linha orientadora para continuar, sei lá uma segunda opinião… encolhi os ombros e esperei, voltei a olhar para os rabiscos só para não o ter que enfrentar o seu poderoso olhar, mas no fundo, naquele momento todos os números, todas as letras, todas as fracções deixaram de fazer qualquer sentido. Ele … tirou-me os rabiscos das mãos, olhou-me com um sorriso fraternal e continuou…

“-Se achas que tem solução, é porque não é um bom problema, e deves escolher outro. Se achas que não tem solução, trabalha nele até descobrires algo de interessante”… e assim fiz!

Hoje sei que o problema não tem solução… mas valeu a pena o trabalho!

O importante não é chegar a um ponto, o importante é o caminho que se percorre para lá chegar… mesmo que o ponto não passe de um qualquer imaginário… no plano… no espaço… na vida!

By me